domingo, 13 de setembro de 2009

Utopicamente realista.


Aranhas desenham suas teias. Como numa busca incansável, procuram as medidas exatas para construir o seu lugarzinho, assim como os pássaros que constroem seu ninho. Cada milímetro quadrado projetado de si para si. Porque só aranha sabe o que aranha quer. Só pássaro sabe o que pássaro quer.

Hoje peguei-me pensando em meu lugarzinho. Sem muitas obsessões, falo do mínimo necessário pra eu me sentir dona de mim.
Seria essa busca uma utopia?
Porque por mais que digam que somos seres adaptáveis, eu sigo a teoria da inadaptação. Se é lei da natureza pássaro no ninho e aranha na teia, porque eu, ser capaz e racional tenho que me adaptar ao que não me pertence?

É quando então alguém toca no meu ombro e me constata que a procura do ideal é uma concepção ilusitória.
O que é ideal hoje, Raíssa, amanhã não vai ser. Porque também é natureza humana nunca estar satisfeito. Seja Deus em dias de domingo que você vai me entender. Acorda pra realidade!
É então que eu digo: I always want more. Até aceito as conseqüências da frustração, porque mesmo sabendo que não existe céu que não tenha céu, antes a frustração por algo batalhado do que o arrependimento de nunca ter ido a guerra.

Alguém há muito tempo atrás mostrou que eu posso ser o que eu quiser. Tenho o poder nas mãos. Eu posso! Dizer isto me faz dona do mundo. E não adianta vir com essa estória de ficar na zona de segurança porque não foi pra estar cercada de grades ou alarmes que eu nasci. Se meu ninho for a 500.000 pés, é pra lá que eu vou.

Porque se tem uma coisa que é indiscutível é : em ninho não habita aranha, ou habita?

9 comentários:

Unknown disse...

Certa vez me falaram uma coisa muito bonita que nunca esqueci:
“Realizar nossos sonhos depende 99% de nossa força de vontade e trabalho, e 1% de sorte”.
Se tiver algum ideal que te faz feliz, corra atrás dele, mesmo que te digam que é impossível, afinal, tem tanta gente no mundo que faz coisas impossíveis mesmo, porque você não pode ser uma dessas?
Busque aquilo que você deseja e não se importe com as chances de dar errado, algumas coisas vão dar errado, é normal, mas se insistir naquilo que quer, com certeza alcançará, é uma coisa óbvia.
O ser humano cria seus próprios problemas e só ele sabe como resolve-los, se não gosta de algo, esqueça o que dizem sobre conformismo e etc, e busque aquilo que você quer, mesmo que o preço seja alto demais, você terá tentado e com certeza isso vai te fazer evoluir.

Fernanda Spinosa disse...

Se tem uma coisa que é indiscutível é : em ninho não habita aranha, ou habita?


precisa dizer mais nada.
está certissima!! :D
como me delicio com o que tu escreve, menina das palavras.

Caroline Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline Martins disse...

ai ai eu amo seus textos haha
super verdade! Me achei no meio desse texto :)

Beeijos

Jacqueline Litwak disse...

Domínio com as palavras ein? Curto a berça o que tu escreve e me fascina a forma com que escreves. A maneira hábil de lidar com o dizer, com o ato de escrever. Parece até simples, e super fácil quando leio o que foi escrito por ti. Passa de uma maneira super real e compreensível, acessível ao nosso entendimento e cativante no dizer. Saudade gêmea linda :*

Laíde :DD' disse...

amiga a tempos que eu não venho aqui e comento nos seus textos que estão a cada dia mais bonitos.

' sabe amiga hoje muitos me criticam e acham errado oqe fiz 5 meses atras fui em busca de um sonho(FUTEBOL) e tu sabes a minha paixão por isso neh ?
infelizmente não deu certo mais não é por isso q devo dexistir tô tentando até hoje.. mais sei que uma hora Deus vai me honrar pois 'o impossivel pros homens é possivel pra Deus'

parabéééns amiga, pelos seus textos. tenho ORGULHO de ser sua amiga.

te amo ♥

Fabio disse...

Olá Raíssa! :)
Obrigado pela visita. É sempre muito bom quando encontramos pessoas que se identificam com nossas palavras.

Achei seu blog muito bom também. Utopicamente Realista é um belo paradoxo. Eu particularmente acho que é muito difícil "mudar o mundo" sozinho, mas perfeitamente possível mudar o seu mundo. Ou seja, fazer a sua parte e buscar aquilo que se quer.

Abraços! ;)

Raquel disse...

Ei, esse Fabio young é meu amigo!!! :O
Como assim tu conhece ele, amiga?

Ah, sobre o texto eu concordo contigo, nada nos impede de sonhar, de buscar e conquistar.
Se pra chegar perto, mesmo que um pouco ilusório, dos meus sonhos eu preciso ser utopicamente realista, sou feliz assim.
Assim como vc, sou filha de um sonhador nato, que nunca se prendeu a nada e coloca sua fé acima de qualquer circustancia.
:*

Pare para pensar. disse...

Se voce acredita que pode ou nao fazer algo, de qualquer jeito voce está certo! ;)